Futuro do Mercado Imobiliário
Futuro do Mercado Imobiliário
O que o novo comprador buscará em 2024?
O futuro do mercado imobiliário está sempre em evolução. As preferências dos compradores, por exemplo, mudam ao longo do tempo devido a vários fatores, desde tendências econômicas, assim como sociais e também tecnológicas.
Portanto, se você pretende investir no setor em 2024, precisa conhecer as novidades que estão por vir e que moldarão o cenário imobiliário nos próximos anos. Por isso, neste conteúdo, a Projese Desenvolvimento Imobiliário preparou uma lista com as principais. Acompanhe.
Embora a opção de compra possa variar dependendo das regiões e situações individuais dos consumidores, vale pontuar que vendedores e agentes imobiliários precisam se manter atualizados com as tendências do mercado.
O setor imobiliário é uma indústria dinàmica e quem não está antenado a ela pode acabar perdendo oportunidades importantes de investimento. Segundo a Associação Brasileira das Entidades do Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), 2024 está cotado para ser um dos melhores anos do crédito imobiliário, sendo portanto, uma boa hora para investir.
O futuro do mercado imobiliário, por sua vez, será bastante interessante se baseado na preferência do comprador. Questões voltadas ao meio ambiente e de tecnologia, por exemplo, devem estar entre as escolhas. Flexibilidade financeira e imóveis de espaços flexíveis e menores, também ganharão espaço segundo os novos relatórios divulgados pela associação.
Como vimas, pode-se esperar um cenário bastante positivo no futuro do mercado imobiliário em 2024, E é baseado exatamente nisso que a Projese lista a seguir quatro principais tendências do novo comprador.
1. Tecnologia residencial inteligente fará diferença na hora da escolha A conectividade e a infraestrutura de telecomunicações são essenciais para muitos compradores, especialmente aqueles que trabalham em casa.
Em 2024, muitos consumidores devem considerar a tecnologia residencial inteligente uma das características importantes para se ter no imóvel na hora de fazer a escolha.
Propriedades equipadas com dispositivos e sistemas inteligentes, como termostatos, iluminação, fechaduras e sistemas de segurança controlados por smartphones ganharão força. Acesso confiável à internet de alta velocidade e redes móveis, por sua vez, também fará diferença.
2. Espaços flexíveis serão um dos mais escolhidos
Outra questão que estará entre as escolhas no futuro do mercado imobiliário é o espaço mais flexível.
Com a tendência crescente de trabalho remoto, por exemplo, os compradores devem buscar por espaços que possam ser adaptados para fins diversos, como home office, espaço de treinamento físico ou áreas de lazer no próximo ano.
3. Sustentabilidade também estará presente no futuro do mercado imobiliário
Com as mudanças climáticas, imóveis mais sustentáveis também farão parte das escolhas dos consumidores daqui para frente. Propriedades ecologicamente corretas, com eficiência energética e uso de materiais sustentáveis serão boas escolhas de investimentos.
4. Imóveis para aluguel de curta temporada devem ganhar força
Nossa lista de tendências para o futuro do mercado imobiliário termina com os imóveis menores e com aluguel de curta temporada, principalmente para os jovens.
O modelo vem se popularizando, assim como oferecendo flexibilidade a quem busca uma experiência de vida mais compartilhada.
Gostou de conhecer nossas tendências?
Ainda tem dúvidas no que investir no mercado imobiliário?
A equipe Projese pode ajudar! Converse conosco diretamente pelo WhatsApp.